Hotel Logo

Mais do que um tour… uma experiência literária

Mais do que um tour… uma experiência literária

O Lisboa Pessoa Hotel oferece aos seus hóspedes uma experiência cultural e literária original e autêntica, um percurso a pé pela Lisboa de Fernando Pessoa – na cidade da vida e da obra do poeta – orientado por um verdadeiro especialista. Como o Hotel surge em proximidade de uma das casas onde morou Fernando Pessoa, no Largo do Carmo, a nossa experiência turístico-literária começa justamente no Carmo e, graças à orientação do académico pessoano Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona), os participantes são conduzidos pela Lisboa de Pessoa, entre cafés literários, antigas livrarias, casas onde o poeta morou e ruas onde se desenvolveram os seus amores, literários e… não só! Um percurso único e exclusivo para os hóspedes do Lisboa Pessoa Hotel, que nos leva pelo coração de Lisboa (Chiado, Baixa), para descobrir toda a sua magia poética.

Tour exclusivo para hóspedes do Lisboa Pessoa Hotel
Data

Cada Sexta-feira às 15h00

Duração1h30
GuiaFabrizio Boscaglia
MarcaçõesPrévia marcação com mínimo de 48h de antecedência, na Receção do Hotel
Limite de lugares20 participantes
Ponto de encontroReceção do Lisboa Pessoa Hotel
IdiomaInglês (Outros idiomas disponíveis: Português e Italiano).

Para grupos heterogéneos, o idioma do roteiro será o inglês.

A Lisboa de Fernando Pessoa: cidade íntima e cosmopolita

A cidade de Lisboa é protagonista na obra de Fernando Pessoa. Nos versos do grande poeta, a capital lusitana do início do século XX emerge em toda a sua beleza, a sua luz e caraterísticas estéticas que a fizeram uma das grandes cidades da literatura e do turismo, a nível mundial. Lisboa, tal como Pessoa, tem muitas caras! A cidade antiga das «casas de várias cores», o Chiado elegante e burguês, a Baixa onde Pessoa trabalhava e o rio Tejo, que inspira os versos de Álvaro de Campos assim como as prosas do Livro do Desassossego…

E é no Livro que encontramos muitos maravilhosos retratos de uma Lisboa moderna e metafísica, íntima e cosmopolita ao mesmo tempo. Pessoa nasceu em Lisboa e nesta capital viveu a grande parte da sua vida, acarinhando a sua cidade em palavras que acompanham hoje a experiência de cada vez mais viajantes, num percurso cheio de fascínios e poesia: «Oh, Lisboa, meu lar!».

Uma experiência orientada por quem sabe

Fabrizio Boscaglia, o guia de «A Lisboa de Fernando Pessoa», é um dos jovens académicos pessoanos cujas pesquisas científicas mais têm suscitado interesse, tanto nas universidades, como na imprensa, nos últimos anos. O seu trabalho diário no espólio e nos manuscritos de Pessoa, desenvolvido na Universidade de Lisboa e na Universidade Lusófona, tem dado como fruto uma original abordagem ao estudo das culturas orientais (árabe, persa, etc.) na obra de Fernando Pessoa.

Ao mesmo tempo, o seu amor por Lisboa e a sua paixão pelo storytelling, fizeram com que ele se tornasse, a partir de 2013, o ponto de referência em Lisboa no que respeita às visitas guiadas pela Lisboa de Fernando Pessoa e de outros poetas portugueses. Os passeios literários oferecidos pelo Lisboa Pessoa Hotel e conduzidos por Fabrizio Boscaglia são, pois, verdadeiras experiências culturais, guiadas por um especialista, que fogem aos estereótipos comerciais e, pelo contrário, abrem o participante a uma surpreendente (re)descoberta de Lisboa e do próprio Pessoa.