Hotel Logo
This program is only available in Portuguese.

Reler o livro do Desassossego à luz do 'sonho Lúcido' e do 'Yoga do Sonho'

20 Dezembro 2018 - Lisboa Pessoa Hotel

Um dos temas mais característicos da obra pessoana é a experiência da vida, do mundo e da própria realidade como uma ilusão ou sonho insubstancial, que por isso é um espaço de criação, alteração e metamorfose, como se expressa particularmente no Livro do Desassossego de Bernardo Soares. O tema tem profundas raízes na tradição literária ocidental, onde todavia é rejeitado pela tradição filosófica dominante, a qual, em contraste com várias orientações do pensamento indígena e indiano, procura assegurar a realidade estável do mundo para tornar possível o seu conhecimento e domínio tecnocientífico.
Nesta conferência exploramos a possibilidade de reler o Livro do Desassossego a esta luz, mostrando em particular as suas afinidades e divergências com um tema da neurociência contemporânea, o da possibilidade do "sonho lúcido", e com o "yoga do sonho", uma prática milenar do budismo indo-tibetano

É necessária inscrição prévia face à capacidade limitada da Sala.



Inscrições através do email pessoa.eventos@luxhotels.pt.

Evento realizado em colaboração com o Núcleo de Pensamento Português e Cultura Lusófona, que integra o Grupo HPhil do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Sobre o orador

Paulo Borges, Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade, onde coordena o Seminário Permanente Vita Contemplativa, Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea e o Núcleo de Investigação de Pensamento Português e Cultura Lusófona. Presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Doutor Honoris Causa pela Universidade Tibiscus de Timisoara, Roménia, em 2017. Autor de centenas de comunicações e conferências, artigos e outros textos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Roménia, Turquia, EUA e Brasil. Autor e organizador de 51 livros de filosofia, poesia, aforismos, ficção e teatro, dos quais 9 dedicados a Fernando Pessoa.