Hotel Logo
This page is only available in Portuguese.

Burnout & Wellness Retreat

Rebalance . Restart . Wellness . Leisure . Tailor Made . Corporate.

A modernidade trouxe-nos uma marcada aceleração social e surgem na atualidade estímulos imprevisíveis ou incontroláveis. Mais recentemente, a situação pandémica da Sars-CoV-2 (COVID 19) adicionou-lhe um grau de incerteza e vários elementos tornaram-se fatores de stress. Várias pessoas referem uma experiência de 'caos interno' com alterações do funcionamento psicossocial e vários sintomas de sofrimento mental.

As empresas apostam cada vez mais em programas que contribuam para aumentar a saúde mental e bem-estar dos profissionais no trabalho, diminuindo os níveis de stress e aumentando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Os nossos programas prevêm constituir-se um “Oásis” no meio do caos da vida do dia-a-dia no qual seja possível relaxar, desacelerar e ressincronizar.

Após uma avaliação psiquiátrica e psicológica, vários técnicos ocupar-se-ão de si centrados nas suas necessidades físicas e psíquicas fazendo uma intervenção imediata e estabelecendo um plano para o seu futuro.

Queremos que viva o presente, mas que pense em como pode mudar o seu futuro ao desfrutar, relaxar, ouvir o seu corpo a dizer que não faz mal parar por uns dias e deixar-se cuidar por quem quer o melhor para si.



AS NOSSAS PROPOSTAS WELLNESS

Burnout

No mercado internacional, os programas de tratamento do Burnout através do Wellness têm dado frutos e ganho o seu espaço na recuperação da saúde e da performance. Várias empresas apostam em programas de Burnout para os seus trabalhadores pois reduzem o absentismo (e o presentismo!) no trabalho.

A nossa proposta vai muito além do simples programa de bem-estar e conjuga diversos profissionais na área da Psiquiatria, Nutrição, Coaching, Personal Training, Yoga e Massagens.

Uma experiência de 4 dias no Lisboa Pessoa Hotel, localizado no coração do Chiado com spa, biblioteca e terraços. Um autêntico refúgio para o seu bem-estar. Acompanhamento online durante os 21 dias seguintes.


Um programa de 3 dias ao estilo de uma escapadinha com foco no seu bem-estar! Assegure o seu bem-estar físico e mental, combinando-o com lazer. Aproveite o melhor da vida e desfrute.

Aloje-se no Lisboa Pessoa Hotel, localizado no coração do Chiado. Um espaço wellness, com SPA e terraços com vista Rio e Castelo S. Jorge. Um autêntico refúgio!

O programa inclui a participação de diversos profissionais na área do Coaching, Nutrição, Personal Training, Yoga e Massagens.

Burnout

Precisa de melhorar o seu bem-estar físico e/ou emocional? Deseja aproveitar para descansar e descontrair? Ambos?

Com a pandemia e apesar da digitalização, é importante criar momentos para estar com a sua equipa de novo! Principalmente, porque é no seio da sua equipa que as pessoas mais estão seguras e competentes. E se lhe dissermos que o My Team Wellness Program é totalmente personalizável à sua equipa e empresa?
Quer premiar elementos da sua equipa pelos esforços, dedicação e objetivos alcançados? Employee Wellness Reward Programs disponíveis. A nossa equipa de especialistas está ao seu dispor.

O seu Tailor Made Program é totalmente personalizado a si, a nível individual, ou à sua equipa.

Quer saber mais acerca das nossas propostas de wellness?

PORQUÊ O LISBOA PESSOA HOTEL?

O Lisboa Pessoa Hotel é um hotel boutique, no centro de Lisboa, aberto para a cidade e rio, com dois terraços onde pode ler, ter aulas de Yoga, relaxar e apreciar a vista enquanto desfruta de uma bebida ou refeição.
Restabeleça a sua saúde e bem-estar através da água, exercícios personalizados e massagens relaxantes. Um conjunto de especialistas nas áreas de Psiquiatria, Coaching, Nutrição, Personal Training, Yoga e Massagens são peças fundamentais dos programas wellness no apoio à recuperação da mente e corpo. 

Sabia que o simples ato de passear a pé relaxa e faz bem à mente e corpo? No centro do Chiado, junto às Ruínas do Largo do Carmo, a nossa localização convida a (re)descobrir as ruas de Lisboa a pé, de forma livre e sem horários.

A nossa equipa está pronta para o acolher e ajudar a restabelecer o seu bem-estar ou o da sua equipa.
Quer agendar uma visita? Fale connosco! 

A nossa equipa

Experiência . Foco . Personalização . Know how

Luis Madeira

Psiquiatra

Ver bio

Cláudio Alves

Yoga, Fitness, Massagens

Ver bio

Maria Lains

Nutricionista, Nutricoach, Fitoterapeuta e Aromaterapêuta

Ver bio

Cassiana Tavares

Psicóloga, Coach

Ver bio

Saiba mais sobre o burnout

A Síndrome de Burnout , muitas vezes apelidado de esgotamento, é um estado de exaustão física e mental que se relaciona com a atividade ocupacional e que surge em contextos de stress profissional – seja por problemas nas relações profissionais seja por sobrecarga de trabalho. Foi introduzido na “Classificação Internacional de Doenças – 11” numa nova categoria (Z73.0) sendo hoje uma categoria clínica legítima e com validade científica e com extensa literatura suportando intervenções de prevenção primária e secundária e de tratamento.

Pode confundir-se com episódios depressivos e outros diagnósticos psiquiátricos e são assim fundamentais: (1) uma avaliação médica e psicológica precoces bem como, caso seja diagnosticado, (2) reduzir ou interromper o fator causador de Burnout por um período e (3) iniciar uma intervenção integrada no estilo de vida que inclui alterações da alimentação, hidratação, ciclo sono vigília e atividade, exercício físicos e a otimização da forma de trabalhar.

O Burnout pode ocorrer devido a vários fatores que resultem do stress inerente à atividade profissional, como conflitos profissionais entre pares ou com chefias, excesso de trabalho, alterações na responsabilidade profissional, sentimento de desvalor ou não reconhecimento das suas qualidades e competências, ou até pela conjunção de problemas pessoais que acabam por ser transportados para o trabalho .
A pandemia da SARS-COV-2 (COVID-19) determinou vários fatores de stress que se adicionaram aos (ou precipitaram sobre) os pré-existentes. Incluem-se nestes a contínua incerteza e instabilidade pessoal e profissional acerca do futuro que contrasta com as habituais catástrofes que normalmente permitem ao sujeito sentir um antes e um depois para o qual se reorganiza.

A supressão das atividades habituais e o convívio psicossocial com familiares e amigos com aumento do sedentarismo e isolamento involuntários que determinaram inquietação, ansiedade e/ou solidão. A promoção do teletrabalho que permitiu a invasão da esfera privada pela esfera pública / social reduzindo o sentimento de pausa em casa tornando também mais ténue a barreira que permite interromper as atividades profissionais e relaxar no seu espaço privado. Existe evidência de que o Burnout atingiu em especial a população Portuguesa e é uma preocupação encontrar formas de prevenção primária e secundária.

Os resultados do estudo “Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19)” indicam que cerca de 25% dos participantes apresenta sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático.
Coordenado pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, o estudo SM-COVID19 visou avaliar o impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental e no bem-estar da população em geral e dos profissionais de saúde, tendo em conta dimensões como ansiedade, depressão, stress pós-traumático, burnout e resiliência, entre outras.
De acordo com resultados deste trabalho, na população em geral, são sobretudo os jovens adultos e as mulheres que apresentam sintomas de ansiedade e de depressão moderada a grave.

Já de entre os profissionais de saúde e também como esperado, são sobretudo aqueles que estão a tratar doentes com Covid-19 que apresentam ansiedade moderada a grave (42%), sendo que é ainda neste grupo de indivíduos que os níveis de Burnout (exaustão física e emocional) são mais elevados (43%). No que diz respeito à expectativa face ao futuro após a pandemia, a maior parte dos indivíduos revela preocupação em não saber quando haverá um tratamento ou uma vacina eficaz (89%) e com a possibilidade de o país entrar numa crise económica muito grave (96%). Os participantes referiram ainda preocupação com o facto de não conseguirem recuperar o rendimento que tinham antes da pandemia (75%) e com o facto da sua forma de viver não voltar a ser a mesma que era antes (79%).
Apesar disso, mais de 40% do total de respondentes ao estudo SM-COVID19 sente-se otimista em relação ao futuro.

A Síndrome de Burnout pode apresentar-se com o mais variado número de sintomas sendo os descritos abaixo frequentes e assim paradigmáticos. Notar que a apresentação destes é fluida – isto é, podem surgir inicialmente sintomas de instabilidade do humor e posteriormente irritabilidade e, também, só tardiamente se manifestar com exaustão. Para as diferentes “fases” da Síndrome de Burnout concorrem todos os fatores promotores e protetores e como tal é possível melhorar e agravar ao longo dos dias e semanas.

ENERGIA/VITAIS

  • • Exaustão física e psicológica
  • • Instabilidade do humor
  • • Vivência de incapacidade
  • • Hipersensibilidade em relação aos outros com injustiça
  • • Falta de motivação e apatia
  • • Isolamento social

COGNITIVOS

  • • Crenças negativas em relação ao mundo
  • • Dificuldades na memória e concentração
  • • Dificuldades operacionais na realização de tarefas
  • • Redução da criatividade.

FÍSICOS

  • • Dores de cabeça, lombares e musculares
  • • Cansaço físico intenso, pervasivo e excessivo
  • • Surgimento de doenças médicas por fragilização do sistema imunitário

VEGETATIVOS

  • • Redução ou aumento do apetite
  • • Padrões variados de insónia
  • • Redução da líbido

O nosso compromisso é com o seu bem-estar e equilíbrio!



Contacte-nos para mais informações acerca dos nossos serviços. Employee Wellness Programs disponíveis.

pessoa.burnout@gmail.com