Hotel Logo
This program is only available in Portuguese.

Não cites Pessoa em vão

26 Fevereiro 2019 - Lisboa Pessoa Hotel

Nesta sessão, apresentamos e aprofundamos a antologia de citações de Fernando Pessoa intitulada Não cites Pessoa em vão (E-primatur, 2018), organizada por Vasco Silva. Contaremos com a presença do próprio editor assim como do escritor e estudioso pessoano Ricardo Belo de Morais, condutor do programa radiofónico Fernando Pessoa para todas as pessoas. Os dois darão vida a uma conversa-debate sobre a prática, o gosto e a moda de se citar Pessoa - por vezes através de flagrantes falsos e apócrifos - e de se encarar o poeta e pensador português como «aforista». Será que o era? Será que teria gostado de ser descrito enquanto tal? A estas e outras questões tentaremos atender, nesta mesa redonda, que promete ser provocadora e rica de ironia. A moderação é do investigador pessoano Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona, Universidade de Lisboa).

LOCAL | Biblioteca - Sala Bernardo Soares (Piso 0), Lisboa Pessoa Hotel


DATA | 26 FEVEREIRO


HORÁRIO | 18H30 às 20h00


inscrições | É necessário incrição prévia para o e-mail: pessoa.eventos@luxhotels.pt.


Número de lugares limitado à capacidade da sala.


Notas biográficas



Vasco Silva
Vasco Silva é «o editor (publisher) que mais obras de e sobre Fernando Pessoa editou em Portugal e no mundo», tendo sido editor de importantes editoras, como Ática (1990-2008), Guimarães (2008-2009), Babel (2010-2014), entre outras. Responsável editorial por mais de 1.000 edições, é ainda organizador de mais de trinta antologias, entre as quais, Amar é Pensar - Antologia de poemas de amor de Fernando Pessoa (E-Primatur, 2015), Mário de Sá-Carneiro: obra essencial, (E-Primatur, 2016) e Não cites Pessoa em vão (E-Primatur, 2017). Dirigiu e organizou vários eventos culturais e científicos, entre os quais a Feira do Livro de Lisboa (1997-1998).

Ricardo Belo de Morais
Ricardo Belo de Morais, escritor e investigador literário, é especialista pessoano e membro, desde 2012, da equipa da Casa Fernando Pessoa. É autor publicado em poesia, ensaio, romance, imprensa escrita e artigos académicos diversos desde 2007. De entre o seu trabalho pessoano, destacam-se o comissariado do Festival Desassossego em Pessoa, o programa de rádio semanal «Fernando Pessoa para Todas as Pessoas», a peça de teatro Transição, a performance Fernando Quase em Pessoa e os projectos online «O Meu Pessoa» e «Apócrifos de Fernando Pessoa».

Fabrizio Boscaglia
Fabrizio Boscaglia é professor e investigador universitário (Universidade Lusófona, Universidade de Lisboa), especialista em Fernando Pessoa, colaborador do Museu Calouste Gulbenkian e consultor turístico-literário no Lisboa Pessoa Hotel.